Orgulhamo-nos de ser a primeira empresa africana a obter a Certificação ISO 37001, para o sistema de gestão contra a corrupção.

Acreditamos que a integridade é um pilar da nossa cultura e é crítica para o nosso sucesso a longo prazo. Trabalhamos para criar condições e inspirar os nossos colaboradores a actuarem de forma integra, em tudo o que fazem.

A Direcção de Compliance & Risk Management reporta directamente ao Conselho de Administração, garantindo assim a sua independência e acesso directo ao mais alto nível de gestão da empresa.

A Aenergy opera em diversos ambientes legislativos e de negócio. Para garantir que os nossos colaboradores defendem os mais elevados padrões de comportamento profissional, estabelecemos no nosso Código de Conduta, regras de actuação baseadas em princípios de honestidade, integridade, dignidade, correcção, diligência profissional, isenção e equidade.

Documento transversal a toda a companhia, o Código de Conduta descreve os princípios fundamentais que moldam a nosso trabalho. Partilhado por toda a organização, ele cobre um leque abrangente de tópicos sobre as interacções com os nossos clientes, parceiros e entre nós.

A Direcção de Compliance & Risk Management é o ponto de contacto para colaboradores, accionistas, parceiros de negócio, clientes e público em geral, em tudo o que esteja relacionado com a implementação e conformidade com o nosso Código de Conduta.

Acções de corrupção incluem oferecer, dar, prometer, extorquir ou receber subornos, mediar acções de suborno, fazer pagamentos para simplificar formalidades administrativas burocráticas ou outras, sob qualquer forma, incluindo dinheiro, valores, serviços ou outros benefícios tangíveis ou intangíveis, a qualquer indivíduo ou organização, incluindo representantes governamentais, grupos públicos, companhias privadas e políticos.

Estas acções não são toleradas nas nossas práticas e esperamos o mesmo comportamento dos nossos parceiros de negócio. A Direcção C&RM é responsável pela gestão de um sistema de controlo anticorrupção, tendo obtido o certificado internacional ISO 37001. Este sistema, ajuda todas as partes interessadas do universo Aenergy, a evitar eventos desta natureza.

Por conformidade, referimo-nos à nossa obrigação de cumprir leis, regulamentos e procedimentos internos, que são para nós, um referencial de como actuamos no dia a dia.

A Direcção de Compliance & Risk Management, promove a educação e formação dos colaboradores, facilitando o acesso a recursos e programas online, que cobrem as leis e regulamentos que afectam as actividades de negócio da empresa. Através de actualizações periódicas destes recursos, vamos ao encontro dos novos requisitos a todos os níveis: local, nacional, regional e mundial.

Supervisionamos e monitorizamos o Sistema de Gestão Integrado e a implementação de:

• Políticas e procedimentos escritos
• Meios de comunicação e recursos
• Acções de formação
• Auditorias internas e monitorização de níveis de risco
• Linha telefónica, endereço de email e página web, para reporte de preocupações
• Investigações relacionadas com a conformidade
• Acções correctivas e preventivas (quando necessárias)
• Análise de Riscos

“Compliance is everyone’s responsibility”. Todos os colaboradores são responsáveis pelo cumprimento das leis, regulamentos e padrões éticos que afectam o nosso negócio. Como tal, todos temos o dever de, agindo em boa fé, relatar situações potencialmente violadoras das leis, regulamentos ou políticas da empresa.

O nosso propósito é providenciar respostas a todas as questões e preocupações de conformidade, de qualquer parte interessada (colaboradores, parceiros de negócio, clientes e cidadãos).

Tendo por requisitos de base, a confidencialidade, a resposta atempada e a garantia de ausência de retaliações, disponibilizamos várias formas de nos contactar de uma forma confortável e segura.

Compliance.concern@aenergy.com

+ 244 222 731 853

CONHEÇA OS NOSSOS COMPROMISSOS